Acusada de improdutividade, a família Bettim, proprietária da Fazenda Floresta e Texas, na zona rural de São Mateus (ES), recebeu uma liminar assustadora, determinando que toda a família deixasse suas terras até fevereiro de 2025.
Parlamentares, produtores rurais e população se uniram aos Bettim para lutar contra o governo Lula, que, por meio do Incra, tentava arrancar a propriedade da família.
O fato chamou a atenção da maior produtora de documentários da América Latina, com mais de 500 mil assinantes, @brasilparalelo.
Os Originais da Brasil Paralelo englobam documentários, séries, trilogias, entrevistas, programas e cursos. Os temas variam entre história, ciência política, filosofia, arte, atualidades e economia, dentre outros.

Imagem – Brasil Paralelo Divulgação
O deputado estadual Lucas Polese @lucaspolese se destacou em sua participação em todo o processo de enfrentamento a essa desapropriação dos Bettim no estado do Espírito Santo e recebeu o convite da Brasil Paralelo para participar do documentário “MST A Terra Prometida”.
A publicidade alcançada pelo deputado ao caso específico dos Bettim ajudou a cancelar a ordem judicial e, até o momento, a família continua em posse de suas terras.
Para assistir ao documentário em única apresentação gratuita no dia 22 de maio de 2025 às 20h, é necessário se cadastrar.
“Cadastre-se para participar da exibição gratuita de MST: Terra Prometida, o novo Original da Brasil Paralelo: https://sitebp.la/yt-mst A exibição gratuita acontecerá uma única vez, sem reprises e sem replays. Se você perder a estreia, não poderá assistir gratuitamente depois. Então, volte no link acima e cadastre-se para garantir sua participação. No dia 22 de maio, às 20h, estreia MST: Terra Prometida. Você vai entender por que o movimento que é um dos maiores donos de terra do país mantém seus próprios integrantes sem futuro e sem o direito de parar de marchar. Nossa equipe percorreu o Brasil para ouvir quem viveu essa promessa e carrega as marcas de um sonho que nunca brotou. Nós ouvimos essas histórias. E agora, elas precisam ser ouvidas por você. Ajude a divulgar essa produção. Compartilhe o link e ajude-nos a levar essa produção gratuita ao maior número de brasileiros possível. Te esperamos aqui no dia 22 de maio! Até breve”.
Assista ao trailer.